quinta-feira, 21 de julho de 2016

O que há dentro do formigueiro?

O que há dentro do formigueiro?
Descubra como o trabalho das formigas pode melhorar sua vida


publicado em 21/07/2016 às 00:08.

Por Andre Batista / Imagens: Reprodução Youtube


 


O documentário “Ants: Nature’s Secret Power”, produzido pelos biólogos Bert Hölldobler e Edward Wilson, mostrou, em 2013, a complexidade que existe em cada formigueiro.

Muitas pessoas veem o cone de terra que fica sobre o solo e acredita que aquele é o lar das formigas. Entretanto, uma pesquisa realizada no Brasil e divulgada no documentário citado encontrou um sistema de túneis e galerias construídos pelas formigas que chegam a 8 metros de profundidade, cobrindo uma área de 50 metros quadrados.

Para construir o formigueiro, os pequenos animais movimentaram 40 toneladas de terra. Construíram locais reservados para guardar folhas – que servem de alimento para os fungos dos quais as formigas se alimentam – e lixeiras, para descartarem o que não seria utilizado. O formigueiro contava com “avenidas” principais e pequenas vias condutoras, todas interligadas, resultando em diversas saídas para a superfície.

Como pode ser visto na imagem ao lado, o formigueiro é muito mais complexo do que se poderia imaginar.

Pessoas e formigas

 


Como os formigueiros, pessoas são mais complexas do que os olhos podem ver. Quando se trata de seus problemas pessoais, por exemplo, vemos apenas a “ponta do iceberg” quando, na realidade, deveríamos analisar muito mais profundamente a situação.

Conforme explica a escritora Cristiane Cardoso, “como somos e agimos hoje é o resultado de experiências passadas, mas isso não significa dizer que temos que carregá-las por toda a nossa vida”.

Em seu blog, Cristiane Cardoso dá um exemplo: “você tem lutado contra a automutilação, mas, se não buscar entender como tudo começou, o porquê faz isso, quais as consequências físicas e emocionais dessa prática – não vai pôr um fim a isso”.

Isso significa que a automutilação é apenas o sintoma, nesse caso. Para que o mal seja realmente eliminado, é necessário encontrar a causa da doença. E isso, quase sempre, tem raízes espirituais.

O palestrante Renato Cardoso explica que para resolver definitivamente os problemas, é necessário “buscarmos entender o nosso caminho, conheceremos as raízes dos nossos problemas”.

Para ele, porém, “O que dificulta, infelizmente, é a dor de reconhecer essas raízes. Muitas vezes, não queremos dar o braço a torcer e admitir nossas raízes ruins. É mais conveniente e agradável para nós simplesmente culparmos a outros por nossos fracassos e encontrarmos desculpas em circunstâncias externas para justificar nossos problemas”.

Ou seja: é necessário descer ao fundo do formigueiro. É preciso conhecer todos os caminhos e galerias, e não se contentar a entender a pouca terra que há acima da superfície. Pois, “a medida que descobrimos as raízes de certas atitudes e comportamentos, podemos então lidar com elas e mudar nossas reações no presente e para o futuro”.

Para aprender como fazer essa reflexão, participe do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, na Universal. Conheça-se melhor e descubra por qual caminho deve seguir.


A UNIVERSAL leva na Fundação CASA o Grupo Alegria.

Nos últimos tempos em todo o universo, tem acontecido coisas espantosas como catástrofes naturais, guerras,doenças,fome e principalmente o avanço das drogas no meio da sociedade.
Quando nos falamos sobre drogas,  nos ficamos mais revoltados contra as forças do mal, pois é ele que é o responsável por qualquer tipo de vícios. Uma pessoa viciada, ela só pode se livrar desta maldição, com a fé sobrenatural. Ela pode até ficar em uma clínica fazendo terapia, tomando remédios mais meus amigos tudo temporário, este temporário pode durar até mais de dez anos em qualquer momento em uma emoção forte ela vai com certeza usar a maldita droga.
Foi em um feriado o Grupo Alegria da UNIVERSAL de Itaim Bibi esteve na Fundação CASA levando uma palavra de fé para as internas.


O pastor Ulisses responsável pelo grupo junto com os voluntários fizeram orações e atenderam cada jovem.




Também esteve presente o cantor José dos Reis da Silva Junior que animou com lindas musicas as jovens.


Para finalizar as jovens internas participaram de um lanche.


Foi um feriado diferente dentro da Fundação CASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário